Mulher
09:11É cheia de cicatrizes, não só dela, mas de todas que estiveram na história, todas que batalharam pra que ela tivesse o pouquinho do direito que merece ter. Carrega nas costas o peso das que foram mortas, das que foram estupradas, diminuídas, das que sofreram. Carrega o medo de andar na rua sozinha, de entrar em um elevador com um homem, de escolher o parceiro errado. Ela carrega as pedras jogadas em Madalena até as tintas que Frida usava. Carrega os palavrões que escuta todos os dias quando coloca sua roupa favorita e os padrões que tentam impor em seu corpo. Resiste. É forte, nada de frágil.
Mas, sabe? Ela vai conseguir atingir a felicidade um dia, vai conseguir a liberdade e o espaço que tanto merece, na verdade, ela e as outras. Com o tempo aprendeu que deve pensar mais nela, mas por enquanto continua se doando e colocando os outros em primeiro lugar. Não é que não se ame, sabe? Ela aprendeu a se amar, aprendeu que seu corpo é lindo do jeitinho que é, que é digna de todo o respeito. Afinal, ela é o seu próprio padrão. Que graça teria, caso todas fossem iguais? Por acaso somos objetos que saem de uma máquina? Ela sabe que não, isso é bom. É diferente.
É extraordinária. É flor, mas ela também é pedra, sabe? Se for pra defender uma delas, usa pau, pedra e peito estufado. Não deve estar só na cozinha, ela é da casa inteira e fazendo o que quiser, dormindo, bagunçando, cantando alto e tomando várias cervejas. Se ela arrumar isso ou aquilo, vai ser por prazer e porque ama ter a casa arrumada para si. Se liga, ela não é nenhum "psiu" ou buzina, é corpo mas, além de tudo alma, que merece um elogio educado, que merece flores e atitudes que a deixem sem graça, não sem graça de incomodada ou desconfortável, sem graça de toda boba e feliz por uma atitude/ação boa demais. Ela está no bar ou em casa, está em festas de rua ou privada, com as amigas ou sozinha, ela está bebendo muito, ou tá só na água, mas ela está onde quer estar e fazendo o que quer fazer. E onde ela está não dá o direito de ninguém partir pra cima, de oferecer drinks pra deixar deixa-la louca e no final das contas se aproveitar da mesma, e se ela não quiser fazer nada? Aceita e supera. Ela disse não? Então é NÃO. Será que custa tanto entender, cara?
Ela é hétero, é bi, é lésbica, ela é pansexual, trans, é o que quiser. Ela é aquela que luta por direitos e coisas que não deveria nem estar lutando em pleno século XXI. Não precisa ser bela, recatada e do lar, caso queira, tudo bem! Infelizmente aguenta cobranças de corpo e beleza dela, casamento e filhos perfeitos. E se nada disso funcionar? Tem que aguentar os milhares de comentários sobre ser a vítima e ser a sem moral e sem beleza. Ela é quem aguenta o peso e ama do ventre um filho por 9 meses até o fim de sua vida. Ela é também quem escolhe não ter filho nenhum. Ela é mulher, e é ser simplesmente invejável por sobreviver e viver lutando por seus direitos nesse mundo tão machista. Ela é mulher e sendo mulher, o corpo é dela, a casa é dela, a vida é dela, e quem manda nela é ela.
Vai conseguir atingir a felicidade um dia, mesmo que o mundo não queira.
0 comentários