Corpo e Consumo: A imagem da mulher na mídia
10:24- Porque as propagandas mostram apenas um único tipo de corpo feminino?
- Porque grande parte das mulheres, em propagandas, são brancas com cabelo liso?
- Porque em toda propaganda de cerveja, os homens precisam estar objetificando a mulher?
Quero que você feche os olhos por apenas 1 segundo e, pense em qualquer propaganda que envolva alguma mulher. Eu tenho certeza que você pensou em alguma propaganda de cerveja, caso contrário, após eu comentar isso, uma série de propagandas nesse estilo, passaram em sua cabeça rapidamente. Isso acontece por que passamos em média 5 horas por dia assistindo televisão no meu caso, mal ligo a TV, absorvendo todos os preconceitos e rótulos existentes.
Falar sobre a mulher e a mídia, é extremamente banalizado em nossa sociedade, pois infelizmente, estamos dentro de um ciclo de machismo vicioso. É comum pensar que, o fato de mulheres estarem se mostrando de maneira sexy em propaganda é empoderamento, afinal, mulher pode ser sexy também! Mas é aí que se encontra o problema, quando uma mulher quer ser sexy por conta própria, no cotidiano, esse comportamento é censurado e a sociedade coloca rótulos como ''vadia''. O fato muda quando, a mídia expõe a mulher de maneira sexy tendo em conta que, ela é objeto de uso masculino ou insinua isso, como em propagandas de cerveja.
Quando entramos nesse lado de sexualidade, sobre mulher ser sexy, estamos ligando esse assunto, automaticamente, aos rótulos e padrões de estéticas que são implantados - pela mídia - em nós. Desde pequenas, observamos que, para ser aceita é preciso ser parecida com as garotas que passam na televisão, ou seja: branca, cabelo liso, alta, corpo ""escultural"". Agora imaginem uma criança negra, cabelo crespo, baixa e gordinha ao saber disso? Imagine como fica a cabeça dessa criança, quando percebe que não existe pessoas com as mesmas características dela, aparecendo nas propagandas, novelas e em seus desenhos? E, caso apareça, nunca vai ser a "mocinha" ou "princesa", isso gera adolescentes em crise sobre sua estética e, adultos que tentam impor essas regras no convívio social.
É por causa desses e outros milhares de motivos que precisamos lutar e problematizar sobre os meios de comunicação. É necessário acabar com essa objetificação da mulher, através de mecanismos legais e, o primeiro passo começa com o seu individual. A retirada desses rótulos que nos são impostos, pode parecer difícil, mas com um tempo nós conseguimos vencê-los. Precisamos parar de ver propagandas de cerveja como algo fútil, pois a mesma é reflexo da sociedade sexista que vivemos. Por fim, não podemos nos calar e deixar que milhares de mulheres - fora da bolha - continuem achando que ser objetificada é natural.
0 comentários